CGE

SC Transferências completa 10 anos e ganha nova ferramenta de consulta

A Controladoria-Geral do Estado lançou uma nova ferramenta de consulta às transferências voluntárias, ampliando a transparência dos repasses feitos pelo Governo a terceiros por meio de convênios e outros instrumentos. A consulta está disponível no portal www.sctransferencias.sc.gov.br, que está completando 10 anos. Por meio dela, a sociedade pode consultar quem recebeu o dinheiro, o valor recebido, onde foi aplicado e quem foram os fornecedores e prestadores de serviços contratados.

“As transferências voluntárias são feitas por diferentes órgãos do Estado. À CGE cabe promover a transparência da prestação de contas desses recursos, ampliando o controle social”, afirma Cristiano Socas da Silva, Controlador-Geral do Estado. A nova consulta, com infográficos que facilitam a compreensão das informações, foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação (CIASC). 

A evolução da ferramenta de consultas às transferências voluntárias é um dos cinco compromissos do 1º Plano SC de Governo Aberto, firmado pelo Governo do Estado com a Open Government Partnership (OGP). A organização internacional promove governos mais abertos, transparentes e participativos. Durante o processo de implantação, a sociedade civil foi chamada a opinar sobre a nova consulta.

História – O SC Transferências está completando 10 anos. O portal foi criado para estimular o controle social sobre as transferências voluntárias; facilitar o monitoramento sobre os repasses por parte dos gestores estaduais; e orientar entidades, prefeituras e pessoas físicas a apresentar propostas e realizar a prestação de contas de recursos recebidos do Governo do Estado. 

Antes da plataforma SC Transferências, a consulta a essas informações dependia do acesso ao processo físico. Para consultar a nova ferramenta de consultas acesse o banner Consultas às Transferências Voluntárias no endereço https://sctransferencias.www.cge.sc.gov.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *